# Material Detalhes Ações
2024 Construção do ensino crítico de Português para os anos escolares iniciais In: SILVA, W. R. (org.). Reflexões sobre língua(gem) em contextos de ensino. Palmas: EdUFT, 2024     
2024 Construção de saberes docentes para ensino de gramática em projeto colaborativo entre escola e universidade In: LIMA-LOPES, R. E.; LASSALVIA, C.; CÂMARA, M. T. (org.). Linguística sistêmico-funcional na América Latina: novos caminhos para o diálogo, entendimento e reconexão. São Paulo: Editora dos Autores.     
2022 Alfabetização pela educação científica FARIA., E.; SILVA, W. R. (org.). AlfabetizAÇÕES. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022     
2021 Letramento ou literacia? Ameaças da cientificidade In: SILVA, W. R. (org.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes Editores.     
2020 Pesquisa escolar sobre contos de fadas como intertextos em publicidades impressas In: COENGA, R. E.; GRAZIOLI, F. T. Leitura e literatura infantil e juvenil: travessias e atravessamentos. São Paulo: Pimenta Cultural.     
2020 Planejamento de atividades de práticas de linguagem articuladas em aulas de Língua Portuguesa In: GOMES, R.; LATTIES, L. (org.). Ensino de línguas na Amazônia: diversidade, tecnologias e multiletramentos. Macapá: Editora da UNIFAP.     
2019 Construção de práticas de pesquisa no Mestrado Profissional em Letras In: SILVA, W. R.; BEDRAN, P. F.; BARBOSA, S. A. B. (org.). Formação de professores de língua na pós-graduação. Campinas: Pontes.     
2018 Circuito curricular mediado por gênero no ciclo de alfabetização In: RODRIGUES, R. H.; PEREIRA, R. A. (org.). Práticas de linguagem na esfera escolar. São Carlos: Pedro & João Editores.     
2016 Sustentabilidade e letramento do professor em formação inicial: demandas para atividades de ensino e de pesquisa In: GONÇALVES, A. V.; BUIN, E.; CONCEIÇÃO, R. I. S. (org.). Ensino de Língua para a Contemporaneidade: escrita, leitura e formação docente. Campinas: Pontes Editores.     
2014 O que são materiais didáticos? Uma abordagem na Linguística Aplicada In: SILVA, W. R.; SANTOS, J. S.; MELO, M. A. (org.). Pesquisas em Língua(gem) e demandas do ensino básico. Campinas: Pontes Editores.     
2013 O aluno praticamente se sentiu o presidente do Brasil: construção da inovação no trabalho do professor In: SANTOS, A.; SUANNO, J. H.; SUANNO, M. V. R. (org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Editora Sulina.     
2012 Práticas escolares de leitura em estágio supervisionado: por uma formação crítica do professor In: GONÇALVES, A. V.; PETRONI, M. R. (org.). Formação inicial e continuada de professores: o múltiplo e o complexo nas práticas educativas. Dourados: EDUFGD.