Canastras da Inclusão
Objetivos: (1) desenvolver a habilidade de agrupar palavras em categorias; (2) identificar verbos do agir e do comportar; (3) promover reflexões sobre diversidade.
4 Imagens & 1 Verbo: 1ª Fase
Objetivos: (1) Desenvolver leitura de imagens; (2) Identificar diferentes tipos de verbos conforme classificação apresentada.
4 Imagens & 1 Verbo: 2ª Fase
Objetivos: (1) Desenvolver leitura de imagens; (2) Identificar diferentes tipos de verbos conforme classificação apresentada.
4 Imagens & 1 Verbo: 3ª Fase
Objetivos do jogo: (1) Desenvolver leitura de imagens; (2) Identificar diferentes tipos de verbos conforme classificação apresentada.
4 Imagens & 1 Verbo: 4ª Fase
Objetivos do jogo: (1) Desenvolver leitura de imagens; (2) Identificar diferentes tipos de verbos conforme classificação apresentada.
4 Imagens & 1 Verbo: 5ª Fase
Objetivos: (1) Desenvolver leitura de imagens; (2) Identificar diferentes tipos de verbos conforme classificação apresentada.
Palavras Secretas
Objetivos: (1) identificar palavras pertencentes a diferentes grupos de verbos – agir, comportar, dizer e pensar; (2) ampliar o vocabulário considerando peculiaridades ortográficas.
Verbo Estranho
Objetivos: (1) ampliar o vocabulário do jogador; (2) reconhecer diferentes sentidos dos verbos selecionados; (3) classificar verbos conforme os sentidos identificados.
Pares dos Substantivos
(1) compreender diferentes sentidos dos substantivos destacados em frases, analisando as imagens das cartas; (2) formar pares de cartas com os substantivos destacados e as respectivas classificações.
Batalha dos Verbos
Objetivo: reconhecer e agrupar diferentes tipos de verbos - agir, comportar, dizer, existir e pensar.
Tangram Gramatical
Objetivos: (1) desenvolver a concentração a partir do trabalho com formas geométricas; (2) compreender a organização sintática dos elementos constitutivos das frases, enfatizando a posição dos grupos preposicionados.
Construção de Imagens pela Gramática
Objetivos: (1) compreender as escolhas de palavras na composição de imagens de experiências; (2) entender a construção de grupos nominais e preposicionais; (4) perceber as localizações possíveis dos grupos nas frases.
Interrogativos
Objetivos: (1) desenvolver habilidades de interpretação textual e elaboração de perguntas; (2) trabalhar os sentidos produzidos por interrogativos; (3) explorar as construções gramaticais responsáveis por informações retomadas pelos interrogativos.
Quem é?
Objetivos: (1) compreender a composição do grupo nominal, observando a relação entre o elemento núcleo e os elementos determinantes; (2) compreender a relevância da composição do grupo nominal conforme conteúdo do texto.
Gramática das Fábulas
Objetivos: (1) construir frases a partir da compreensão da fábula; (2) compreender a ordem das palavras na frase.
Trilha do Sítio
Objetivos: (1) compreender sentidos a partir do uso de palavras utilizadas para nomear ou indicar os responsáveis por ações verbais, os alvos ou beneficiários das ações; (2) compreender sentidos produzidos por palavras utilizadas como caracterizadoras.
Trilha do Visconde
Objetivo: classificar verbos e frases de acordo com os sentidos produzidos - agir, comportar, dizer, existir e pensar.