Leila Barbara



Leila Barbara é uma renomada cientista brasileira, nascida na cidade de São Paulo. Militou em defesa de uma educação qualificada e de um ensino produtivo e “divertido” de línguas. É reconhecida como uma grande especialista em linguagem no Brasil e no exterior, principalmente pelo trabalho realizado na Linguística Aplicada (LA) e, especialmente, na abordagem teórica denominada Linguística Sistêmico-Funcional (LSF).

A LA é uma ciência que busca compreender e solucionar problemas envolvendo a linguagem no cotidiano das pessoas. A LSF possibilita investigar maneiras mais significativas para se entender os textos lidos, visualizados, falados e ouvidos.

Leila Barbara fez graduação e doutorado e foi docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na PUC-SP, ocupou ainda o cargo de reitora entre 1988 e 1992. Como uma grande pesquisadora, formou e influenciou inúmeros cientistas, contribuiu significativamente com as investigações linguísticas, o ensino e a aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras.

 


Mensagens

Que bela homenagem ! Nossa queridíssima Leila, seus alunos , colegas. Editora da revista DELTA , construiu o LAEL , fez tantas coisas. Além da LSF, foi pioneira da Linguística de Corpus no país. Sempre atualizada , ideias novas do mundo inteiro. Pessoa maravilhosa, inteligentíssima, congregava e compartilhava. Sempre me incentivou a fazer projetos , buscar financiamento , propor coisas novas. Fazia tudo com paixão. O LAEL era sua paixão. Adorava a sala de aula. Seus grupos de estudo eram verdadeiros celeiros de talentos. Sempre inquisidora, questionando, fazendo a gente crescer. Penso nela todos os dias. Muita saudade da sua companhia. De ouvi-la dizer “que engraçado , vamos fazer?” Foi reitora da PUC-SP, Devo muito à querida professora. Seus ensinamentos de vida ficam para sempre.

Tony Berber Sardinha

São Paulo - São Paulo - BR

Nossa! Que homenagem bonita. O vídeo ficou muito legal, inspirador. Eu lembro que entrei na aula dela no meu primeiro ano do doutorado na PUCSP e ela disse: "se está compilando corpus, faça anotações, registre o que pensa, anote o que sente, pra não esquecer. O corpus é seu, você tem de conhecer ele muito bem." Ela falava assim: "vai analisar? Não sabe por onde começar? Comece pelos verbos! Toda diversão está ali, nos verbos." Sempre generosa e muito divertida.

Simone Vieira Resende

São Paulo - São Paulo - BR

Fiquei emocionada. Lembrei-me da Leila dizendo “isso que é engraçado”, quando aparecia alguma complicação linguística. Se hoje trabalho com SF é porque aprendi com ela.

Patrícia Bértoli

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - BR

Leila foi uma das primeiras pesquisadoras a abrir no Brasil os campos da Linguística Aplicada para além dos muros da escola. Inspirava a todos com sua energia e paixão por tudo o que fazia. Combativa, autêntica e honesta. Deixa saudades imensas

Maria do Carmo Leite de Oliveira

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - BR


Registre seu comentário!

Limite de: