Leila Barbara
Leila Barbara é uma renomada cientista brasileira, nascida na cidade de São Paulo. Militou em defesa de uma educação qualificada e de um ensino produtivo e “divertido” de línguas. É reconhecida como uma grande especialista em linguagem no Brasil e no exterior, principalmente pelo trabalho realizado na Linguística Aplicada (LA) e, especialmente, na abordagem teórica denominada Linguística Sistêmico-Funcional (LSF).
A LA é uma ciência que busca compreender e solucionar problemas envolvendo a linguagem no cotidiano das pessoas. A LSF possibilita investigar maneiras mais significativas para se entender os textos lidos, visualizados, falados e ouvidos.
Leila Barbara fez graduação e doutorado e foi docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na PUC-SP, ocupou ainda o cargo de reitora entre 1988 e 1992. Como uma grande pesquisadora, formou e influenciou inúmeros cientistas, contribuiu significativamente com as investigações linguísticas, o ensino e a aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras.