Francisco Gomes de Matos



Francisco Cardoso Gomes de Matos nasceu em Crato, no Ceará. A maior parte de sua atuação profissional se deu em Recife, capital de Pernambuco, permanecendo, portanto, na Região Nordeste do Brasil. Foi professor na Graduação e na Pós-graduação em Letras, além de  pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é um linguista aplicado aposentado pela referida instituição.

Nosso cientista notável produziu relevantes contribuições na Linguística Aplicada, a exemplo de livros teóricos e de materiais didáticos para o ensino e para a formação de professores de Inglês e de Português como línguas estrangeiras. Criou a Linguística da Paz, contribuindo diretamente para o ativismo internacional em defesa da comunicação não violenta e dos direitos linguísticos.


Mensagens

Professor Gomes de Matos, Não devo meu sucesso profissional ao meu destino, coragem, sorte, crença ou confiança. Devo a presença e agência de muitos professores maravilhosos que estiveram presente nesta caminhada. Nada pode chegar perto da presença inspiradora de um instrutor como você na jornada de um aluno. Você não tem ideia da importância do papel que desempenhou na formação do meu desenvolvimento de pesquisa, talvez não tenhamos nos encontrado muito, mas aquelas pequenas palavras de incentivo, durante suas orientações, significaram muito para mim. Obrigada! ( Giselda Costa – Foi sua última orientanda de mestrado na UFPE)

Giselda Costa

Voorburg - South Holland - NL

Professor Francisco é uma pessoa inspiradora em tudo o que faz! Sempre comprometido ao bem maior e melhor no mundo, nos mostra de forma positiva que podemos e devemos ser agentes atuantes do meio. E através da força das palavras, da comunicação podemos vencer qualquer obstáculo. Educação para todos!

Ana Flávia Ferraz

Recife - Pernambuco - BR

O meu amigo Francisco merece toda a glória do céu. Ele vive a paz, a emana, a espera, a deseja. Obrigado, colega. Eu tenho grandes saudades de vocȇ. Tom Stephens, Rutgers University, New Brunswick, NJ, USA

Tom Stephens

Edison - New Jersey - US

Conheci Francisco Gomes de Matos quando ele, respaldando a ação de Mattoso Câmara Jr., organizou seminários de Linguística por todo o país. Ele assegurou o apoio do Instituto de Idiomas Yázigi, em que trabalhava, à implantação dos primeiros momentos da Lilnguística moderna no Brasil, sem qualquer restrição aos outros dois grandes nomes de então, Theodoro Henrique Maurer Jr., da USP, e Raul Farâni Mansur Guérios, do Paraná. Publicou trabalhos importantes em Linguística Aplicada, que aprendeu na Universidade de Maryland. Posteriormente, foi eleito coordenador do Programa Interamericano de Linguística e Ensino de Línguas, PILEI, o que demonstrou seu reconhecimento como uma das lideranças brasileiras da Linguística. Agora, em plena maturidade intelectual, lançou seu programa da Linguística para a Paz. Ele é um linguista empreendedor, porém sempre pacífico, respeitador; enfim, um exemplo para todos nós noss tempos que correm. Parabéns, querido Francisco!

Ataliba Teixeira de Castilho

Campinas - São Paulo - BR


Registre seu comentário!

Limite de: